top of page

Marcelo Pinto - A paixão pelo gin

  • Foto do escritor: Rui Paixão
    Rui Paixão
  • 8 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

Aos 35 anos de idade, Marcelo Pinto arregaçou mangas e criou o seu próprio negócio intitulado de Alqueva Lake Gin, inspirado nas margens do grande lago de Alqueva. Este negócio faz de si um grande empresário, na aldeia de São Pedro do Corval.


Marcelo Pinto - Alqueva Lake Gin ©Rui Paixão

Como é que foi e tem sido a vida de Marcelo Pinto até chegar ao Alqueva Lake Gin?


Eu tirei um curso de Turismo em Évora, tendo concluído os estudos em 2007. Posteriormente optei por tirar um curso na guarda, levando-me mais tarde, em 2019, a ter a ideia de registar e patentear uma marca de gin aqui no Alentejo, surgindo então o Alqueva Lake Gin.


Mas essa vontade surgiu espontaneamente ou já era algo que já tinha premeditado?


A minha família do lado do meu pai vive no norte de Portugal, onde conseguimos ter mais alguns conhecimentos relativos à forma de destilar, uma vez na família já existe uma produção de aguardente vínica, trazendo então esses conhecimentos até cá e aplicando os mesmo no Alentejo.

Toda esta história anteriormente mencionada, permitiram criar e dar origem a estas duas referências de gin que nós temos.


Como é feito o processo até chegar à garrafa vendida ao consumidor?


Este é um processo muito lento, demorado e que pode levar um dia inteiro a produzir. Desde a sua infusão onde nós fazemos o plano final com os nossos botânicos, que é o que dá origem aos aromas na garrafa.

Deixar a nota que os nossos botânicos, como o limão, a lúcia-lima, a laranja, entre outros, são em grande parte produzidos nas margens do lago de Alqueva.

Posteriormente fazemos a destilação que é o processo mais extenso e que exige algum cuidado, até ser colocado na garrafa, o chamado engarrafamento.

Após ser colocado na garrafa, segue-se o embelezamento da mesma garrafa, onde é colocado um rótulo e informação relativa à nossa empresa.


Como foi chegar ao nome "Alqueva Lake Gin"?


Chegar a este nome final de "Alqueva Lake Gin", leva-nos a rumar até ao nosso lago do Alqueva, assim como à beleza envolvente a este. É assim que nasce este nome, para mostrar essencialmente que é um produto que remete para as margens do grande lago.


Porquê escolher São Pedro do Corval e não rumar até outra localidade como Reguengos de Monsaraz ou até mesmo Évora?


Eu sou residente em São Pedro do Corval, foi aqui que partiu a história e sei que é aqui que nós queremos permanecer enquanto Alqueva Lake Gin.

Se poderia rumar até outra localidade? Podia, mas não faria qualquer sentido para mim, assim como para esta empresa.

Processo de elaboração de gin ©Rui Paixão

E como é que vê a empresa daqui a alguns anos?


Eu posso já adiantar que temos já em mãos um projeto de uma destilaria de maior dimensão, uma vez que estamos sediados numa micro-destilaria, com 170 m2, onde é notório no espaço que nos envolve, que existe uma grande sobrecarga de paletes, de matérias-primas, para além da nossa maquinaria.


Vão ficar apenas pela produção de produtos que têm atualmente, ou pensam trazer novos produtos para o mercado?

Nós já temos duas referências de gin: o premium com base cítrica e o gin pink premium, com uma base um pouco mais doce, para aqueles clientes que gostam mais de um gin mais doce e não tão seco. Este último é destilado com 15 botânicos, onde predomina mais a framboesa e morango.

Temos também e não menos importante, uma aguardente de figo reserva.

Quanto a novos produtos, estamos a pensar lançar pelo menos mais dois para o mercado.


O que é que a vossa empresa tem para oferecer a quem nos visita?


O Alqueva Lake Gin tem para oferecer produtos de referência, como os dois tipos de gin e a aguardente de figo, à qual fazemos o envelhecimento com 12 meses.

Depois poderão fazer visitas à nossa destilaria, bem como degustação a seco dos nossos produtos.


Quem vos quiser visitar, poderá encontrar-vos onde?

Estamos localizados na rua doutor Zeca Afonso, nº 17, em São Pedro do Corval.


E nas redes sociais?

Temos a nossa página de internet, à qual nos podem visitar (clique aqui para visitar), assim como a nossa página de Facebook ou através do nosso contacto (966 070 451) e endereço eletrónico (alquevagin@gmail.com).


Por fim e não menos importante, se tivesse de descrever o Alentejo numa palavra, qual seria?


O Alentejo é paixão. Isto porque toda a gente que visita o Alentejo fica apaixonado pelo que de bom nós temos nesta região. Seja na paisagem, na gastronomia, no cante, este é sem dúvida um lugar de bastante paixão e de atração por parte de quem nos visita.

댓글


Mantenha-se atualizado

Obrigado pelo seu envio!

  • Ícone do SoundCloud Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Youtube Branco

© 2023 por GENTE COM PAIXÃO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page