top of page

Vânia Ribeiro - Bordados com amor

  • Foto do escritor: Rui Paixão
    Rui Paixão
  • 22 de ago. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 26 de ago. de 2022

A máquina de costura trabalha a "todo o gás". Junto à mesma, Vânia Ribeiro controla todo o processo. Vem aí o nascer de mais uma peça que se junta a tantas outras, capazes de conquistar o coração de todos aqueles que queiram comprar os seus produtos.



Antes demais, para quem não a conhece, quem é a Vânia Ribeiro?


A Vânia Ribeiro caiu aqui de paraquedas em São Pedro do Corval, há 10 anos atrás. Eu sou de Pavia (Mora) e sempre tive uma paixão por turismo, pessoas e bordados. Desde pequenina que sempre tive contacto com este tipo de arte. Tenho 32 anos, neste momento trabalho na área do turismo e depois tenho um part-time que é a "Beny B".


Estou a olhar para os vários bordados que aqui tem e pergunto-lhe: como é que se tem e/ou ganha esta capacidade de saber fazer este tipo de peças?


Eu tive um castigo aí por volta dos meus 15 anos, isto porque chumbei a umas disciplinas e a minha mãe mandou-me para uma costureira durante o verão todo. Não havia piscinas, praia ou outro tipo de coisas. Apenas aprender a costurar. E a partir daí ganhei o gosto pela máquina de costura, sem nunca ter acesso a ela. Isto porque eu apenas fazia os alinhados.

Depois de ter a Benedita, estive na corda bamba de ficar desempregada e foi então que o meu pai me disse que seria a altura certa para criar o meu próprio negócio. Achei que seria uma boa ideia e comecei logo a procurar todo o tipo de coisas. O meu marido ajudou-me logo na parte da programação, visto que isto tem tudo um grande trabalho por trás, não é só meter a peça na máquina e bordar.

Foi a partir daí que juntei o útil ao agradável, que é fazer o que gosto com bastante amor. Daí o logotipo ser "Beny B feito com amor". Depois é transformar aquilo que as pessoas pedem, em realidade.


Vânia Ribeiro a bordar uma peça. ©Rui Paixão

Como nasceu então a "Beny B feito com amor"?


A "Benny B feito com amor" nasceu então desde que a minha filha Benedita nasceu. Nem fui eu que me lembrei, foi o meu marido. Foi muito do género: "Tu gostas das coisas feitas com amor. A nossa filha foi feita com amor. Então porque não ficar "Beny B feito com amor". "Beny B" de Benedita Bento, mas também de Benedita Bordados.

Ou seja, aqui eu coloco todo o meu amor nas peças em que estou a trabalhar. Seja para bebé, fardas ou outro tipo de produto.


Que tipo de produtos é que tem para vender?


Tenho de tudo. Todo o tipo de material disponível. Eu tenho polos e t-shirts para fardas, casacos, artigos de bebé, t-shirt dos 0 ao XXL, tanto para homem como para mulher. E tudo o que me pedem, se eu não tiver, faço de tudo para conseguir arranjar.


Quanto tempo demora a fazer mais ou menos estes bordados?


Portanto, em média demoro cerca de 30 minutos a fazer a programação de um bordado. Isto porque nem sempre as imagens que me enviam dão para fazer. Portanto é o trabalho de pesquisa, de transformação do bordado, dos pontos, depois a passagem para a máquina e realizar o processo na mesma. Só isso é mais uma hora, dependendo do bordado. Portanto, uma peça pode demorar cerca de duas horas a fazer.


A dedicação de Vânia naquilo que tanto gosta de fazer. ©Rui Paixão

A vontade de ter um espaço físico está em equação ou não?


Está desde inicio. Eu adorava ter uma loja com estas peças bordadas e não só. Gostava de ter outras coisas diferentes, à qual não vou referir, para evitar que haja plágio da minha ideia (risos).

Mas pronto, como toda a gente sabe, os encargos hoje em dia são muito altos e é sempre mais confortável ter um ordenado ao final do mês, daí eu ter o meu trabalho. Depois quando chego a casa dedico-me aos bordados. Por isso, por volta das 22h até à 01h, é o horário em que mais me dedico aos bordados.


O que tem para oferecer a quem quiser comprar os seus produtos?


A "Beny B feito com amor" tem para oferecer bordados feitos com todo o amor, em todo o tipo de peças e artigos. Trabalho com imensa dedicação em cada produto que me chega às mãos, sempre com a vontade e a tentativa de que a pessoa que me encomendou o produto, possa sair daqui com a certeza de que este foi um trabalho bem feito.

Máquina da costura que acompanha Vânia Ribeiro nos seus bordados ©Rui Paixão

E quem quiser adquirir os seus produtos poderá encontra-los onde?


Eu tenho a página de instagram (clique aqui para aceder) e a do facebook(clique aqui para aceder). Entretanto, em Reguengos de Monsaraz, na loja do senhor Armando, a Elsa Lourinho tem me ajudado um pouco. Isto porque as pessoas nesta altura do ano vão lá comprar os bibes para as crianças levarem para o jardim de infância. No entanto, precisam de alguém que lhe faça os bordados, acabando a mesma por encaminhá-los até mim.


E se tivesse de dizer algo à Vânia do inicio, o que lhe diria?


Diria que ainda lhe faltava muita bagagem. Isto porque ainda esta semana estive a mexer no computador, a ver os bordados e perguntava-me: como é que fiz isto?

Ou seja, ao longo do tempo nós vamos aprendendo e nada melhor do que ir vendo como fica no bordado. Isto porque nem sempre fica bem. Eu não posso desviar o olhar do bordado, porque qualquer barulho que faça, é logo sinal de que algo não está a correr nada bem.


O que é o Alentejo para si?


Sossego. Porque eu já tive oportunidade de estar a estudar em Lisboa, no Algarve e não se comparam a este sossego. Vir para São Pedro do Corval, isto porque também estive a morar em Reguengos de Monsaraz, fez me ver que existe uma grande tranquilidade aqui. O facto de podermos estar à vontade em vários aspetos do dia-a-dia. É no Alentejo que percebemos que existe compaixão entre vizinhos e entre todos os que vivem nesta zona.

Comments


Mantenha-se atualizado

Obrigado pelo seu envio!

  • Ícone do SoundCloud Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Youtube Branco

© 2023 por GENTE COM PAIXÃO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page